Como Desenhar os Músculos do Corpo

Músculos do Corpo Humano

Aprenda a desenhar os músculos do tronco, braço e pernas com a artista Eridey. Entenda a dinâmica dos movimentos do corpo e faça personagens mais realistas.

Músculos têm características incríveis, sendo capazes de se flexionar, alongar e relaxar. Cada um deles desempenha uma função específica dependendo de onde estão localizados no corpo. Mas, de forma geral, eles estão todos encarregados de transformar em movimento os sinais enviados pelo sistema nervoso.

 

Eu já tive a oportunidade de estudar todos, incluindo onde estão localizados, suas funções e suas formas. No entanto, como existem tantos músculos no corpo humano, eu decidi me focar apenas naqueles que são mais importantes quando desenhamos.

 

O processo de aprendizado pode ser um pouco confuso às vezes, por isso eu recomendo usar seu próprio livro de esboços à parte para fazer anotações no seu ritmo. Não existe maneira melhor de aprender!

 

 

Os músculos do tronco

O trapézio fica localizado nas costas. Esse é o músculo que se estende ao longo da parte superior do tronco e ajuda a mover as escápulas.

 

O músculo grande dorsal fica localizado na parte inferior do tronco. Ele é largo e plano, cobrindo uma grande parte da coluna até o osso sacro.

 

 

O trapézio se insere na espinha da escápula e nas clavículas. Quando visto pela frente, esse músculo traça o delineado entre o pescoço e as clavículas. Para lembrar melhor, basta pensar nele como um par de triângulos!

 

 

Na região cervical, geralmente vemos uma pequena depressão. Ela se torna visível quando pressionamos as escápulas uma contra a outra (A). Quando o músculo está relaxado, podemos ver alguns dos ossos da coluna em destaque (B).

 

 

O músculo grande dorsal, por outro lado, se insere no úmero abaixo das axilas, possibilitando aos braços se estenderem e contraírem. Ele é um músculo plano que não pode ser facilmente visto pela frente, salvo por uma pequena porção abaixo dos braços.

 

 

O serrátil anterior se estende das nove costelas superiores até a escápula, fornecendo ao osso estabilidade e mobilidade. Esse músculo tem forma de leque, mas só podemos ver uma parte dele, já que ele é sobreposto pelos músculos peitorais, oblíquos e dorsais.

 

 

Os peitorais se encaixam entre as clavículas e o esterno, e suas extremidades se conectam ao úmero para possibilitar a rotação dos braços (uma de suas finalidades).

 

 

A fossa infraclavicular é o espaço entre os peitorais e os deltoides. Ela é um detalhe muito pequeno, mas, ainda assim, bem útil para identificar o espaço entre os músculos.

 

 

No corpo feminino, os músculos peitorais se encontram atrás das glândulas mamárias. Os seios não começam imediatamente a partir das clavículas (um erro comum). O tórax é plano na parte de cima, enquanto os seios começam mais ou menos no meio dos peitorais, como você pode ver nos seguintes exemplos:

 

 

Os músculos do abdômen têm o papel de flexionar, inclinar e rotacionar o tronco.

 

 

 

A linha alba (ou linha branca) divide estes músculos em duas partes:

 

Ao centro, podemos encontrar o músculo reto abdominal, que vai desde a área abaixo do arco das costelas até o púbis. Ele tem três interseções que o separam em quatro áreas de cada lado.

 

Os oblíquos ficam localizados nas laterais e acima dos ossos dos quadris.

 

 

Esta vista lateral mostra como os músculos (grande dorsal, oblíquos e serrátil anterior) se entrelaçam para formar uma linha em zigue-zague (A).

 

 

Os músculos dos braços e pernas

Os deltoides cobrem as articulações dos ombros. Eles são músculos espessos e têm a forma de triângulos voltados para baixo. Sua base está fixada na clavícula e se insere dentro do úmero.

 

Seguindo a extremidade do deltoide, nós encontramos o músculo braquial. Esse músculo é bastante profundo — eu gosto de pensar nele como um divisor entre o bíceps (situado na frente) e o tríceps (situado atrás).

 

 

Para simplificar o bíceps, desenhe uma forma oval alongada. Você pode pensar na parte mais espessa do tríceps como tendo a forma de uma ferradura… ou um croissant ou uma lua crescente! A parte plana do tríceps (o tendão) fica conectada ao cotovelo.

 

 

Os músculos do antebraço conferem mobilidade à mão e aos dedos. Eles são muito similares entre si: bastante alongados, finos e de forma plana. Por isso, desenhá-los pode ser um pouco confuso.

 

Existem muitas, muitas maneiras de se interpretar os músculos, e não há problema em usar qualquer método que você ache mais fácil de entender. No fim das contas, tudo depende de observação e prática até você conseguir desenhar com precisão. Por exemplo, nós podemos delinear a silhueta do antebraço com um par de formas ovais. Devido à assimetria do antebraço, a forma oval que fica do mesmo lado do polegar é ligeiramente menor e fica situada um pouco acima da outra forma oval.

 

 

Também vemos uma situação semelhante nas pernas. Apesar dos músculos das pernas serem grandes e facilmente distinguíveis, não é necessário desenhar cada um em detalhes. Muitos deles podem ser agrupados e desenhados como uma figura simples. Observe com cuidado os contornos e as formas que os músculos criam no corpo para simplificá-los de maneira adequada.

 

O músculo sartório divide a perna com uma linha diagonal. Começando no osso sacro e descendo até o lado interno da canela (ligeiramente abaixo do joelho), esse é o músculo mais longo do corpo humano. A parte interna da coxa é formada por vários adutores, mas você pode agrupá-los todos juntos e tratá-los simplesmente como um triângulo.

 

O quadríceps consiste em quatro músculos individuais (um dos quais não é visível por estar situado mais fundo na coxa) que se encontram e se conectam no mesmo tendão dentro do joelho. Como um todo, eles possuem a forma semelhante à de uma lágrima.

 

A forma da panturrilha é definida sobretudo pelos dois músculos que a compõem, os quais estão situados na parte de trás da perna e se inserem no calcanhar. A frente e as laterais da perna são formados por outros músculos e tendões que permitem movimentar os dedos do pé.

 

 

Eu agrupei o bíceps femoral, o músculo semitendinoso e o músculo semimebranoso como uma única forma ao longo da coxa. Essa forma é dividida em duas, criando uma depressão losangular na parte de trás do joelho.

 

 

Ao desenhar, o sombreamento pode ajudar a definir os músculos sem a necessidade de usar uma quantidade enorme de linhas. Idealmente, tente destacar o músculo que exerce a maior força em cada pose, em vez de todos ao mesmo tempo. Caso contrário, o desenho vai parecer exagerado. A não ser que seja essa a sua intenção!

 

 

Dê uma boa olhada nas suas referências e tente imitar as poses que você vê para entendê-las melhor. Que parte do corpo está se flexionando? Que parte está se alongando?

 

Espero que este guia tenha sido útil para você. Se quiser, você pode me visitar nas redes sociais e conferir meu portfólio para ver mais do meu trabalho:

 

https://www.instagram.com/eri_duh/

https://twitter.com/eri_duh

https://www.artstation.com/eridey

 

Obrigada pela leitura! — Eridey

 

Tem interesse em arte e design de personagens ou em saber o que é preciso para se tornar designer de personagens?

Confira o link abaixo!

Guia definitivo para iniciantes em arte e design de personagens