5 Dicas para Desenhar Olhos Facilmente
Dê vida aos seus personagens com nossas dicas de como desenhar olhos usando a técnica de "máscara de olhos". Confira e aprenda a criar expressões realistas!
Sumário
1. Decidindo a posição dos olhos
O primeiro passo para desenhar olhos num rosto com facilidade é descobrir onde eles devem estar. No caso de um adulto realista médio, os olhos ficam no meio do rosto. Geralmente as pupilas ficam na linha central. Os olhos são uma boa ferramenta para medir as proporções do rosto.
Na visão frontal, eles ficam a um olho de distância um do outro e também um olho de distância da borda da face. Devido à franja ou às costeletas, essa distância pode parecer menor. Não se preocupe demais com a simetria.
Continue girando o desenho horizontalmente até que ele pareça bom de ambos os lados. O rosto humano não é perfeitamente simétrico. Pela visão lateral, o posicionamento do globo dentro da cavidade ocular faz com que o olho pareça inclinado.

Proporções estilizadas são derivadas de proporções realistas, então as dicas podem ser aplicadas e deformadas ao se criar um estilo, como o estilo anime. Mesmo quando os olhos são maiores, é preciso estabelecer uma estrutura que possa ser imaginada num espaço 3D. Essa é a base que faz com que os olhos pareçam tridimensionais e que possibilita imaginá-los de vários ângulos.

2. Olhos vistos de diferentes ângulos
De outros ângulos, os olhos podem parecer achatados se forem desenhados em linha reta. A área frontal do rosto é um pouco curvada e os olhos parecem inclinados.

A forma do olho muda quando a pupila se move. Não tenha medo de desconstruir a forma do olho para torná-la mais dinâmica. A pupila se move no globo ocular esférico, não num plano reto.

Principalmente ao se desenhar olhos a partir de uma perspectiva de ¾, é importante imaginar o espaço esférico onde eles se movem. Mantenha a espessura das pálpebras em mente. Abordagens estilizadas podem até deixar alguns detalhes anatômicos de lado, mas a forma ainda deve agir como um olho realista a fim de se obter um resultado tridimensional.

Quando o rosto é visto parcialmente de perfil, talvez se veja apenas a ponta da sobrancelha e dos cílios. Virar o rosto um pouco mais revela que não há espaço nenhum entre o olho e o osso nasal. Isso indica uma mudança drástica de direção para onde a cabeça está se voltando antes de revelar o perfil completo.

3. Desenhando expressões
Imaginar uma máscara de olhos pode ajudar a unificar as feições ao redor dos olhos para que eles não pareçam estar apenas flutuando sobre o rosto. A máscara torna mais fácil imaginar os olhos em ângulos diferentes. Fazer com que as feições funcionem em conjunto ajuda a realçar a inteligibilidade da emoção pretendida.

As sobrancelhas são uma ferramenta poderosa para demonstrar emoções. Às vezes pode ser útil exagerar as sobrancelhas, mesmo que isso se desvie um pouco de uma abordagem realista. Aproximar as sobrancelhas dos olhos cria uma expressão intensa. O efeito aumenta quando a expressão é antecedida ou sucedida por um movimento contrário para mostrar a dimensão completa da compressão e expansão.

Os músculos faciais são seus melhores amigos! Indicá-los, mesmo que de forma sutil, pode reforçar a expressão imediatamente. Exagerar uma expressão, por pouco que seja, mostrando maior compressão ou acentuando as feições, pode ser a diferença entre uma cópia sem vida de alguma fotografia e um desenho expressivo.
Tome cuidado para não deixar um excesso de branco ao redor das pupilas. Use o branco apenas para demonstrar surpresa, terror ou perigo. Seu uso inadequado pode facilmente levar a uma aparência de loucura desagradável.
4. Formas de olhos
Olhos podem ter uma grande variedade de formas. Evite a simetria para torná-los menos estáticos e entediantes. Experimente diferentes posições do alto da pálpebra, formas de olhos, sobrancelhas, cílios e pupilas. Encare olhos e sobrancelhas como uma coisa só para garantir que os dois atuem em conjunto, não separadamente.
Sobrancelhas masculinas geralmente são mais próximas dos olhos. Com a idade, os olhos se tornam mais caídos e aparecem cada vez mais rugas.

Leve em consideração o que você realmente precisa. Olhos simples podem funcionar melhor para animação ou estilos mais baseados em movimento. Ilustrações e vistas ampliadas podem exigir uma abordagem mais detalhada. Eu, pessoalmente, procuro evitar gastar tempo demais nos olhos para não acabar negligenciando o resto do corpo.
No entanto, num desenho mais emotivo, pode ser uma boa ideia dar uma atenção especial aos olhos.

É útil imaginar os olhos como uma forma fechada, mesmo que você decida deixar aberturas nos cantos. Isso facilita indicar o volume e desenhar os olhos em ângulos diferentes, mesmo que você queira criar olhos meigos no estilo cartoon.
5. Detalhes e como colorir olhos
A córnea é uma lente transparente que cobre a íris e a pupila. Ela tem um efeito no formato do olho. Tome cuidado com a posição da pupila em ângulos diferentes. Pupilas grandes indicam que os olhos estão observando algo distante ou se adaptando a um ambiente mais escuro, entre outras coisas. Pupilas pequenas aparecem com luzes fortes ou quando se olha para algo de perto.

A forma de se colorir os olhos geralmente depende das condições de iluminação e do estilo que você está buscando. Considere estes quatro passos básicos. Deixar o branco do olho mais escuro realça os destaques ainda mais.

Às vezes pode ser interessante experimentar diferentes cores de destaque e bordas mais suaves ou rígidas para as íris.
Espero que este tutorial tenha sido útil.
https://www.patreon.com/miyuli
https://twitter.com/miyuliart
https://www.instagram.com/miyuliart/
Tem interesse em arte e design de personagens ou em saber o que é preciso para se tornar designer de personagens? Confira o link abaixo!








