Como Criar e Publicar Webtoons
Quer criar e disponibilizar seu webtoon? Você está no lugar certo! Vamos contar tudo o que você precisa saber para criar e publicar suas histórias. Confira!
Sumário
O que é Webtoon?
Os webtoons se originaram na Coreia do Sul e são uma forma de narrativa digital para quadrinhos. Embora este formato tenha sido inicialmente popular em países asiáticos como Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia e Japão, nos últimos anos, ele vem se tornando cada vez mais comum nos países ocidentais.
Uma das características mais marcantes de um webtoon é o formato de rolagem vertical, pensado especificamente para leitura em smartphones. Os webtoons geralmente são gratuitos para qualquer leitor casual de quadrinhos.
Existem várias séries originais populares de webtoon que foram adaptadas para livros e séries de TV, como Lore Olympus, Cheese in the Trap e Lookism.
Conheça também outros artigos que podem te ajudar a criar seus webtoons!
Plataformas de webtoon disponíveis
Webtoon é um serviço e um site onde os artistas podem enviar e ler quadrinhos no formato Webtoon. Para ler os quadrinhos em seu smartphone, é recomendado baixar o aplicativo webtoon.
A maioria dos webtoons também pode ser lida usando o navegador do seu smartphone, mas você vai precisar usar o aplicativo para ler conteúdos pagos ou exclusivos.
Abaixo estão alguns dos sites de webtoon mais famosos:
Nesses sites, quadrinhos e webtoons de artistas profissionais são publicados para serializações e, às vezes, são traduzidos para o inglês para um público mais amplo.
Além disso, em sites como Webtoon.com, comico e Tapas.io, artistas independentes também podem disponibilizar suas próprias histórias. Esta pode ser sua chance de levar sua história a um novo público!
Webtoon.com: Webtoon Canvas
Tapas.io: Publishing
Qual a diferença entre quadrinho e webtoon?
Veja a seguir quais as principais características dos webtoons que os diferenciam de um quadrinho comum.
Rolagem Vertical
A maior diferença entre o estilo Webtoon e os quadrinhos convencionais é a divisão de quadros, devido ao formato vertical.
Como os smartphones têm telas de tamanho limitado, ter vários quadros um ao lado do outro pode dificultar a leitura, sendo necessário ampliar e reduzir a página para ver os detalhes.
Em um quadrinho no estilo Webtoon, os quadros são organizados em uma ordem principalmente vertical, com mais espaço entre eles, para acomodar o tamanho menor da tela. A maior parte do espaço para sua história se desenrolar será obtida com a rolagem. Por esta razão, o tamanho da imagem geralmente é muito longo.

Este formato de rolagem vertical para os quadros tem as seguintes características:
1. O posicionamento dos personagens e diálogos é pensado com cuidado
Nos quadrinhos e mangás tradicionais, o formato dos quadros, a disposição dos personagens e dos diálogos são organizados de acordo com o tamanho da página. Já os quadrinhos no estilo webtoon aproveitam o formato de página longa e organizam esses elementos de forma vertical.
Por exemplo, se você prolonga a exibição de diálogos e só depois mostra a imagem de um personagem, pode transmitir a sensação de que ele está imerso em seus próprios pensamentos.

2. Use o espaço entre os quadros para criar um efeito dramático
Você deve ajustar o espaço entre os quadros e deixar mais margem, criando um ponto onde o leitor possa pausar e se concentrar no texto.
Dependendo do tamanho do espaço entre os quadros, a percepção da ação muda. Espaços maiores também podem ser usados para indicar mudanças de cena como um todo.

Composição e estilo
Como o formato webtoon é baseado em rolagem, não há virada de página. Isso significa que a leitura continua de forma ininterrupta.
Para não quebrar o fluxo da leitura, é útil reduzir a quantidade de texto e utilizar um estilo de arte mais simples do que nos quadrinhos tradicionais.
Cor
Para se adaptar às telas dos smartphones, os quadrinhos no estilo Webtoon geralmente são coloridos. A área ao redor de um quadro não se limita ao branco.
Preto ou uma cor baseada no tema também é bastante comum. Use a cor para expandir sua expressão além das bordas do quadro.

Enquanto no mangá são usados tons de tela e áreas pretas para dramatizar cenas e representar o tempo, os webtoons podem utilizar a cor para esses mesmos aspectos.
Por exemplo, em vez de indicar um flashback com áreas totalmente pretas ou divisões específicas de quadro, ele pode ser representado com tons sépia.

Desenhando um quadrinho no estilo Webtoon
Se você quer criar um quadrinho nesse estilo, pode achar desafiador mostrar a ação em formato vertical e colorido. Mas logo vai perceber que a rolagem e as cores trazem muita liberdade criativa para explorar.
Se você já tem experiência com ilustrações, esse pode ser um desafio bem interessante!
A seguir, confira algumas dicas e truques para desenhar um webtoon no Clip Studio Paint.
Criando uma tela vertical
O tamanho recomendado para um manuscrito vertical varia dependendo do site em que você planeja enviar seu quadrinho.
- A largura geralmente é pensada para se ajustar à tela dos smartphones, enquanto a altura depende apenas das limitações do site.
Exemplo:
Largura: 800px
Altura: 1280px
Nota: Baseado no tamanho especificado pelo WEBTOON.
No Clip Studio Paint, você pode encontrar configurações para quadrinhos no estilo Webtoon nas predefinições.
Na caixa de diálogo [Novo], selecione [Webtoon] em [Projeto] para exibir as configurações para criar uma tela de webtoon.
Selecione a tela mais adequada em [Predefinição] para o site em que você vai publicar.
O tamanho da tela vai variar dependendo do site. Se você não encontrar a configuração certa em [Predefinição], pode definir livremente o tamanho da tela em [Largura] e [Altura] logo abaixo.

Verifique como vai ficar em smartphones
Para quadrinhos de rolagem vertical, como webtoons, ajustar o espaçamento de imagens e diálogos para caber na área visível da tela de um smartphone pode ajudar os leitores a ler seu trabalho com mais eficácia.
O Clip Studio Paint possui uma função [Área na tela (webtoon)] que permite visualizar e verificar como a imagem vai ficar em um smartphone.

Ative o menu [Exibir] > [Área na tela (webtoon)] para verificar como qualquer parte de uma do seu webtoon será exibida na tela de um smartphone.
Use isso em todas as etapas do seu trabalho, do esboço aos detalhes finais.
Dividindo e exportando seu trabalho
Embora os arquivos no modo webtoon sejam exibidos no formato de rolagem vertical contínua, cada arquivo para upload é limitado a um comprimento (altura) máximo de 1280px. Os arquivos enviados são então exibidos um após o outro.
No entanto, criar uma tela vertical mais longa permite que você verifique a composição geral e o fluxo da história. Cortar a tela no tamanho apropriado para o upload posteriormente ajuda a manter uma visão geral da história.
O Clip Studio Paint permite que você exporte seu trabalho em seções com um comprimento especificado. Essas configurações podem ser alteradas no menu [Arquivo] > [Exportar webtoon].
Corte a tela longa original em imagens menores com no máximo 1280px de altura e salve cada arquivo separadamente.


Usando várias janelas para exibir a tela
Com uma tela tão longa, é difícil verificar a tela inteira ao dar zoom para desenhar.
Se você usar várias janelas no Clip Studio Paint para exibir o mesmo arquivo, vai conseguir visualizar a tela como um todo enquanto trabalha em partes específicas.
▼ Abra o menu Janela > Tela > Nova janela para criar uma visualização separada do mesmo documento.

Salve cores usadas com frequência em um Conjunto de cores
É conveniente, ao desenhar os mesmos personagens repetidamente, criar conjuntos de cores para eles.

Adicione moods e efeitos dramáticos com camadas de correção
Experimente usar camadas de correção para alterar o mood dos seus quadros. Por exemplo, você pode adicionar um mapa de gradiente e selecionar o gradiente sépia na caixa de diálogo. Este efeito é frequentemente usado para flashbacks.

Usando materiais
Usar materiais para fundos e efeitos permite mudar o clima de uma cena de forma mais rápida e prática.
O Clip Studio Paint oferece o serviço Clip Studio Assets, onde você pode encontrar uma grande variedade de materiais para download.

Enviando seu arquivo para um site
Quando seu quadrinho no estilo Webtoon estiver pronto, você pode enviá-lo como faria com uma ilustração.
Criar um quadrinho ou mangá completo para impressão dá muito trabalho, mas quando se trata de quadrinhos no estilo Webtoon, até mesmo uma história mais curta com menos quadros pode ser enviada e alcançar um público. A seguir, discutiremos alguns pontos a serem considerados ao enviar seu quadrinho.
Verifique o tipo e o tamanho do seu documento
Antes de enviar seu quadrinho, certifique-se de verificar as diretrizes de envio do serviço que deseja usar.
Como a alteração do tipo de arquivo, e especialmente do tamanho do arquivo, pode dar muito trabalho, recomendamos que você decida um tamanho adequado antes de começar a desenhar.
– WEBTOON
Tamanho do quadro: 800px de largura e 1280px de comprimento por imagem
Tamanho do arquivo: 2MB por imagem, tamanho total de até 20MB, 72 dpi ou superior é recomendado Formato da imagem: jpg
– Tapas.io
Tamanho do quadro: 940px de largura e 4000px de comprimento por imagem
Tamanho do arquivo: até 2MB por imagem, até 40 imagens podem ser enviadas por episódio
Formato da imagem: jpg, png, gif
Apresentando seu quadrinho a um público e tornando-o mais popular
Ao criar um quadrinho e se dedicar muito a ele, você provavelmente quer que o maior número possível de pessoas o leia.
Quadrinhos populares e novos geralmente serão exibidos no topo do site para o qual você os enviou. Para que mais pessoas prestem atenção ao seu trabalho, tente seguir os passos abaixo.
- Faça uploads regularmente
- Use títulos, tags e imagens de destaque convidativos
- Ouça o feedback de seus leitores
Checklist final
・Verifique se é possível fazer upload de um smartphone
Muitas plataformas podem permitir uploads apenas de um computador desktop ou de um iPad. Se você tiver apenas um smartphone, certifique-se de verificar os dispositivos permitidos no site.
・É possível fazer upload em várias plataformas?
Como um editor individual, você geralmente é livre para fazer upload onde quiser. Tente divulgar sua história para as pessoas que querem lê-la!
・Quais são as regulamentações de conteúdo?
Em muitos casos, expressões contrárias à ordem pública e à moral, bem como para fins lucrativos, são proibidas. Incluir informações privadas ou fazer alegações difamatórias de qualquer tipo dentro de uma história geralmente é proibido. Representações extremas de violência ou conteúdo adulto podem ser restritas. Certifique-se de escolher sua plataforma com base no conteúdo que deseja publicar.
Esperamos que este guia tenha ajudado você em sua jornada de webtoon! Confira os artigos citados no ínicio do artigo para conferir dicas sobre como desenhar seus webtoons.







