Como Desenhar Cabelos
Aprenda técnicas fáceis para desenhar cabelos de todos os estilos para seus personagens masculinos e femininos neste tutorial feito pela ilustradora Eridey!
Cabelos são um ponto de expressão muito importante para qualquer personagem, mas desenhá-los exatamente como imaginamos pode ser um grande desafio. Eu tento desconstruir o cabelo e pensar em três dimensões, considerando seu volume e sua forma ao desenhar.
Seja para desenhar cabelos realistas ou no estilo anime, existem muitas abordagens diferentes que nós podemos escolher! Para mim, a regra mais importante é entender o que estou desenhando, para não acabar perdendo o rumo no meio do trabalho.
1. Estrutura e volume do cabelo
Primeiramente, para desenhar tanto cabelos femininos quanto masculinos, nós precisamos definir a linha frontal e as áreas do cabelo do personagem. Marcar um ponto de referência ou uma rota que divide o cabelo pode ser útil. Por exemplo, podemos definir a linha de partição em (1). A partir daí fica mais fácil visualizar a direção que cada segmento vai seguir (2).

Conforme meu desenho progride, eu imagino algumas possibilidades diferentes para desenhar o cabelo. Esta personagem vai ter cabelo liso, cortado logo acima dos ombros. Eu acho melhor deixar sem franja, mas quero que um pouco de cabelo cubra um dos olhos e que as pontas se curvem para dentro. Eu então começo a desenhar essas linhas. Talvez eu mude de ideia mais tarde, mas, nesta etapa, isso já me possibilita visualizar minhas ideias para o cabelo com mais clareza.

A cabeça é uma esfera. Se não levarmos isso em conta, o desenho pode começar a se achatar. Esse é um erro de desenho comum. Vamos dar uma olhada enquanto usamos uma malha para demonstrar:

Cada fio de cabelo parte de um ponto específico e cresce numa direção diferente. Mesmo quando o cabelo é longo, em algum ponto ele acaba sendo puxado para baixo pela força da gravidade.

As mechas devem, de alguma forma, envolver a cabeça seguindo as curvas da sua superfície. Perceba a diferença entra estas duas imagens. Ambos os círculos têm uma camada ao redor, mas o A se parece mais com uma forma plana, ao passo que o B parece mais esférico.

O cabelo não fica colado na cabeça. Precisamos ter em mente que sempre existe algum espaço entre fios e sobre as camadas de cabelo, e que esses espaços se acumulam para criar volume.
• A área verde (1) indica o espaço entre a cabeça e o limite do cabelo.
• Na parte de trás da cabeça (2), há varias camadas de cabelo, mas, como ele é liso, os seus limites quase não são afetados, o que possibilita um caimento bastante sutil ao redor do pescoço.
• O volume varia de acordo com a quantidade de cabelo em cada lado da cabeça (3).

Para desenhar cabelos com maior facilidade, muitos artistas optam por simplificá-los usando formas básicas, ou qualquer outra solução que ajude a definir o volume, os ângulos e como abordar valores de forma fácil. E só depois eles adicionam detalhes à superfície.
Dica: eu sempre recomendo aprender usando referências de cabelo do mundo real. Tire algumas fotos de diferentes estilos de cabelo e identifique de onde as mechas partem e para onde elas vão. Você também pode desenhar o delineado.

▲GIF animado

2. Forma:
Alguns estilos de desenho e de cabelo podem exigir maior esforço na etapa de detalhamento do que outros, mas é sempre necessário levar em conta as características básicas do cabelo.
Vamos tentar encarar desta forma: o cabelo como um todo é um conjunto de muitos aglomerados ou mechas de cabelo — e mechas são um conjunto de fios.
• O cabelo não gera uma forma compacta, tampouco consistente. Ele é muito leve e, portanto, quando o personagem se move, o vento, a umidade ou qualquer outra coisa ao redor pode afetar sua silhueta. Vamos ver alguns exemplos passo a passo:
Como desenhar cabelos ondulados:
• Meu primeiro passo aqui foi desenhar o delineado da mecha principal (aquela que vai servir de base para o nosso desenho), seguindo a direção numa forma em S. Em seguida eu a preenchi para criar sua silhueta.
• Os fios pequenos no passo 3 seguem uma direção muito semelhante, mas um pouquinho mais acentuada — o bastante para adicionar dinamismo à forma do aglomerado de fios. Por fim, adicionei alguns fios se movendo em direções completamente diferentes da original a fim de balancear a composição do desenho e torná-lo mais atraente.

Como desenhar cabelo cacheado:
• Ao desenhar cachos de cabelo, lembre que as mechas se enrolam numa forma cilíndrica. Procure não deixar essa forma completamente reta, senão a mecha vai acabar parecendo uma mola!
• Então, eu simplifico desenhando primeiro uma fita. Veja como ela fica mais fina conforme se aproxima da ponta. O terceiro passo é detalhar os lados externo e interno (A).
• Eu adicionei um pouco de textura, seguindo a direção das curvas. Também coloquei algumas irregularidades perto das bordas para combinar com a superfície (B).

Nós podemos usar este método para criar silhuetas de cabelo mais interessantes e complexas:

Eu segui todos estes critérios para retocar minha personagem e então adicionei a quantidade necessária de detalhes ao mesmo tempo que mantive a simplicidade.

3. Adicionando valores:
Eu vou usar a escala de valores para definir detalhes e dar um efeito 3D às formas do cabelo.
A imagem abaixo inclui estilos de cabelo que consistem em camadas irregulares e mechas sobrepostas. Se tivéssemos apenas a silhueta, nós não notaríamos todos esses detalhes; por isso é importante contrastar as diferentes seções a fim de realçar as formas.

Este é o processo de desenho de cabelo passo a passo que pode nos ajudar a entender tudo melhor:
• Primeiro eu defino as bordas (1). No passo 2, podemos ver os tons médios no canto; os traços seguem uma única direção para manter a harmonia da forma, e as áreas iluminadas são deixadas em branco.
• No passo 3, nós reforçamos os traços para aplicar sombras mais escuras e escurecer ou aprofundar algumas áreas como, por exemplo, as camadas sobrepostas conforme indicado pelas setas. Eu continuo dessa maneira até o desenho estar finalizado.

Procure seguir sua intuição ao desenhar sombras e destaques para cabelos. Iluminação é um assunto extenso e interessantíssimo, então, infelizmente, talvez minha explicação aqui não seja o bastante para dar conta de tudo! Eu recomendo que você pesquise e pratique o máximo possível.
Tipos e texturas de cabelo:
As texturas podem criar sensações únicas e enriquecer nossas ilustrações. Pensar em texturas de cabelo pode parecer um tanto assustador, mas não podemos trabalhar exclusivamente com linhas e acabar rejeitando outras ferramentas que tornam as tarefas mais fáceis e são capazes de criar efeitos incríveis, tanto no âmbito da arte digital quanto da tradicional.
É sempre bom experimentar coisas novas a fim de desenvolver métodos de desenho que realcem as qualidades do seu estilo! Eu não tenho uma resposta única sobre qual ferramenta usar em cada caso, mas aqui vai uma pista: tente imaginar a sensação de cada tipo de cabelo!
Eu sempre achei que o cabelo curto, quase raspado, passa a sensação de um tapete! E, quando desenho um cabelo assim, eu gosto de dar a ele uma aparência espetada, pontiaguda e áspera.

Para cabelos ondulados, eu penso nas ondas do mar, com as curvas indo de encontro umas às outras. O cabelo tem vida, energia, movimento.

Por outro lado, o cabelo liso tem linhas suaves, calmas, simples e talvez até elegantes. Explosivo — mas sem exagero —, o cabelo cacheado é volumoso, difícil de controlar e, muitas vezes, difícil de pentear! Fofo, macio, sapeca e deslumbrante: esses são alguns dos adjetivos que podem vir à mente quando falamos de cabelo cacheado. As texturas economizam tempo e acrescentam complexidade às formas.

Conclusão:
Essas são as abordagens gerais que podemos usar para fazer desenhos de cabelo parecerem cabelo de verdade. Se quiser ir além, quebre as regras! Não há nada de errado em ignorar a força da gravidade ou exagerar no volume do cabelo — nem em criar um cabelo feito de fogo! Existem tantas possibilidades com as quais podemos brincar para criar coisas novas. Eu espero que este artigo sobre como desenhar cabelos tenha sido útil para você.
Se quiser ver alguns dos meus trabalhos, dê uma olhada nas minhas contas nas redes sociais e no meu portfólio:
https://www.instagram.com/eri_duh/
https://www.artstation.com/eridey
Muito obrigada pela leitura!
Tem interesse em arte e design de personagens ou em saber o que é preciso para se tornar designer de personagens?
Confira o link abaixo!








