Como Desenhar Bocas e Lábios
Neste guia passo a passo, Raquel Arellano explica como desenhar bocas e lábios. Descubra vários formatos de lábios e como desenhar em diferentes estilos!
Sumário
Como se desenha uma boca com lábios?
Aqui eu vou mostrar uma técnica que uso para desenhar bocas e lábios com facilidade. Vou explicar estruturas simples para podermos entender como desenhar diferentes formas e expressões de boca.
Por fim, vou integrar tudo numa ilustração colorida de personagem. Note que existem muitas outras maneiras de desenhar bocas e lábios além desta, mas vou explicar o método que considero ser o mais fácil para desenhar bocas.
Eu usei Clip Studio Paint EX para fazer as ilustrações que seguem, mas você pode usar qualquer outro software de desenho.
1. Como desenhar uma boca: estruturas simplificadas
Primeiro, vamos analisar a boca sem os lábios para vermos melhor a sua estrutura.
Para entender a boca, procure pensar numa esfera. A boca (aberta) seria como a metade dessa esfera. Esse é um exercício simples que mostra como a boca não é apenas uma linha reta quando está fechada e uma lua crescente quando está aberta, e que ela possui volume próprio.
Neste exemplo, podemos ver uma boca na sua forma mais simples sem perspectiva (imagem 1) e como ela pode ser imaginada com uma perspectiva de ¾ (imagens 2 e 3).

2. Como desenhar a boca: elementos-chaves
Agora que já percebemos que a boca tem volume, temos que levar em consideração que ela também tem profundidade. A boca é uma cavidade e contém elementos importantes sobre os quais você precisa pensar quando for desenhá-la: os dentes, a língua e até as gengivas. Você pode até se aprofundar em outros elementos, como a úvula, o céu da boca, os diferentes tipos de dentes, as amídalas, entre outros.
Mas vamos focar nessas três características básicas. À esquerda, há um exemplo de como os elementos delineados que formam a boca podem ser representados e, à direita, uma interpretação mais detalhada de cada um.

3. Como desenhar lábios: estruturas simplificadas
Os lábios são músculos essenciais que se conectam à boca. Para entendê-los melhor, vamos experimentar representá-los separadamente da boca e em suas formas mais simples.
Aqui podemos ver como desenhar lábios passo a passo usando estruturas arredondadas, curvadas e alongadas, começando com uma linha reta e sem perspectiva. Mantenha em mente que a espesura, largura e comprimento dos lábios vai depender bastante do tipo de personagem que você quer desenhar.

Se for difícil imaginar a boca com estruturas arredondadas e curvadas, recomendo começar desenhando áreas achatadas (como se fosse um desenho com poucos polígonos!).
Assim, podemos entender melhor quais áreas têm mais volume.

4. Criando seu desenho de boca: esboço
Estruturas principais
Como você pode ver, também existem elementos essenciais nos lábios que nos ajudam a entender e desenhá-los melhor.
Nós precisamos estudar o arco do cupido (1), as comissuras (os pontos de conexão entre os lábios superior e inferior) (2), o filtro labial (a pele que conecta o nariz à boca) (3), o tubérculo central (parte do lábio abaixo do arco do cupido) (4), o lábio superior (5) e o lábio inferior (6).
Variar esses elementos produzirá diversos desenhos de lábios.

5. Diferentes formas de boca e lábios
Criar lábios e bocas diferentes é uma questão de experimentar com variações na espessura dos lábios superior e inferior. Podemos realçar o arco do cupido, alargar ou estreitar a boca e muito mais. É interessante seguir experimentando para ver o que combina melhor com cada personagem.
Uma boca pequena geralmente é associada a personagens pequenos ou tímidos, enquanto uma boca grande é usada em personagens mais expressivos. Lábios finos podem definir um personagem masculino, enquanto lábios grossos, um feminino — embora sempre possa haver exceções.
Confira abaixo alguns exemplos de variações de lábios e de boca.

6. Diferentes formas de lábios e bocas no mesmo rosto
Sabendo que podemos variar o tamanho da boca e dos lábios, é interessante experimentar diferentes estilos no mesmo personagem para ver qual se encaixa melhor.

7. Como desenhar expressões e emoções
Existem muitos elementos importantes num rosto que ajudam a definir as expressões. Em conjunto com outras partes, como os olhos e sobrancelhas, a boca e os lábios são elementos essenciais que produzem diferentes expressões faciais.
Leve em consideração quais áreas da boca precisam ser modificadas para representar uma ou outra expressão. Para exprimir alegria, os cantos da boca se erguem; já para exprimir tristeza, nós os desenhamos mais baixos que o normal. Por outro lado, para exprimir raiva, mostramos uma boca aberta (gritando) completa com dentes e gengivas.
Os lábios podem ajudar a transmitir diferentes expressões e emoções, criando um tom desafiador, amedrontado, sensual, entre outros. A imagem a seguir mostra alguns exemplos de bocas e lábios expressivos:

8. Desenhe bocas e lábios em diferentes estilos
Depois que já tivermos dominado o básico, é hora de desenhar em diferentes estilos para ver com qual nos sentimos mais confortáveis. Na imagem abaixo, eu procurei mostrar os estilos de anime, realista, de cartoon, da Disney e o meu próprio.

9. Bocas e lábios numa ilustração
Por último, eu quero mostrar como desenhar uma boca em um rosto, desde o esboço até a cor final. Eu busquei criar uma expressão sutil e manter a imagem dinâmica, tentando, ao mesmo tempo, sair da minha zona de conforto. Como você pode ver, é divertido e vantajoso desenhar personagens com expressões exageradas e/ou bem marcadas.

Sobre a artista
Raquel Arellano é uma ilustradora digital e tradicional e artista conceitual de Barcelona. Ela tem experiência ensinando sobre videogames e atualmente trabalha numa universidade como professora de arte dessa área. Ela trabalha para empresas independentes de jogos de interpretação de papéis, cria obras encomendadas individualmente e também escreve tutoriais para várias empresas. Ela mostra seus processos de criação artística no Twitch e você pode conferir mais ilustrações dela no Instagram, Twitter ou ArtStation.
https://www.instagram.com/rarellano_art/
Tem interesse em arte e design de personagens ou em saber o que é preciso para se tornar designer de personagens? Confira o link abaixo!








